Hábitos que nos impedem de crescer em nosso negócio!

Escrito por Samuel
em 26 de maio de 2021

Compartilhe nas Redes Sociais:

Hábitos que nos impedem de crescer em nosso negócio!

Ainda que muitas pessoas acreditem que o crescimento do nosso negócio depende exclusivamente de fazer o melhor marketing, ou ter uma conta no Instagram potente, existem alguns hábitos que nos impedem de crescer.

Fique você sabendo que, entre as principais barreiras que um empreendedor pode criar, e que irá influir no desenvolvimento do seu negócio, está em seus próprios comportamentos humanos como sujeito.

É justamente por isso que hoje quero compartilhar com você alguns hábitos ou comportamentos que mais prejudicam o crescimento de muitos empreendedores. Confira e boa leitura!

Hábitos que nos impedem de crescer 1:

A OBSESSÃO POR SEGUIDORES

Se eu fosse pago por cada vez que alguém me pergunta “como faço para ter mais seguidores”, creio que seria o maior milionário.

A OBSESSAO POR SEGUIDORES 1 - Hábitos que nos impedem de crescer em nosso negócio!

Ainda que não seria tão feliz assim com esse dinheiro, pois essa pergunta nos coloca em maus lençóis, tendo em vista que essa não é a melhor pergunta a se fazer;

Na realidade, deveríamos perguntar:

 

– Porque alguém deveria me seguir? O que eu aporto de significativo para a vida das pessoas?

– Para quê eu quero ter mais seguidores? Como isso impacta o meu negócio?

 

Conheço muitas contas com milhares e milhares de seguidores e que fazem muito poucas vendas.

Isso ocorre porque não existe uma relação linear entre um número e o outro, se não estiver trabalhando de forma estratégica.

Dito de forma resumida, eu acredito muito que os seguidores devem ser uma consequência e não um fim.

A consequência de que você está compartilhando conteúdo de valor, está ajudando, inspirando, ensinando, ou gerando algum tipo de impacto positivo nas pessoas do outro lado.

Mas, além disso, (preste muita atenção), para mim essa obsessão com o número de seguidores nos produz um impacto negativo enorme, porque ao colocar o foco em um lugar incorreto, o retiramos dos lugares que realmente importam em nosso negócio.

Estamos todos os dias pensando em como conseguir mais seguidores, no lugar de criamos um foco em nos certificar de que temos um modelo de negócio sólido.

Ou seja, uma estratégia de crescimento clara, um plano de comunicação consistente e os números de nosso negócio de ordem.

E quem sabe você poderia pensar “é difícil agora que tem muitos seguidores”, mas para que você não caia nesta armadilha, queremos lhe apresentar as seguintes questões:

– Nunca investi em publicidade, apenas com a finalidade de conseguir “likes” ou “mais seguidores”. Mas sim, em publicidade todos os meses para levar maior tráfego ao meu blog, que é onde compartilho o conteúdo de mais valor. O aumento de seguidores foi sempre uma consequência disso, mas nunca um fim em si mesmo.

– É necessário que você busque compartilhar conteúdo de qualidade todas as semanas, sem exceção. É preciso levar esta parte a sério, transformando em uma rotina de trabalho e não colocar desculpas para fazê-lo. Lembre-se: sem constância, não existe crescimento possível.

Tenha em mente que, muitos seguidores podem sim ser sinônimo de muitas vendas, mas apenas se antes você aplicou uma estratégia e modelo de negócio que seja bem claro.

Jamais saia às cegas perseguindo seguidores para o seu negócio, mas antes disso, tenha claro o perfil que deseja e saiba que conteúdos de valor poderá aportar ao seu público.

 

Leia também: 3 coisas que você precisa saber sobre Marketing Digital no Instagram

 

Sendo assim, recomendamos as seguintes mudanças de comportamento:

– O primeiro grande passo é definir objetivos e estratégias que serão seguidos ao longo do ano. Isso lhe ajudará a ter um comportamento mais focado.

– Em segundo lugar, busque definir sua estratégia de conteúdo: Qual valor você deseja aportar ao seu potencial cliente que está do outro lado da tela? Porque essa pessoa deveria lhe seguir? O que o cliente encontrará em suas comunidades das redes sociais?

Hábitos que nos impedem de crescer 2:

CONSUMIR MAIS DO QUE PRODUZ

Creio que este é um dos riscos mais altos que temos hoje, em um mundo de constantes mensagens e interrupções.

CONSUMIR MAIS DO QUE PRODUZ - Hábitos que nos impedem de crescer em nosso negócio!

Passamos horas e horas no Instagram consumindo conteúdo de outras pessoas, indo de uma conta para outra, clicando ali e aqui, e do nada percebemos que o tempo se foi.

Por isso é fundamental que nos questionemos e examinemos com toda honestidade quantas horas por dia passamos no Instagram, WhatsApp, Facebook, ou a rede social que seja, consumindo conteúdo de outros e quantas horas dedicamos a produzir nosso conteúdo original.

Se estivermos 3 horas por dia olhando outras contas, mas não conseguimos reservar duas horas por dia para escrever em nosso blog, fazer esses tutoriais, que sabemos que queremos fazer ou planejar nossas redes, então temos as prioridades invertidas e deveríamos ver como dar a volta por cima.

Porque não é que não tenhamos tempo, é que não estamos usando ele da forma mais estratégica para o nosso próprio negócio e esses são hábitos que nos impedem de crescer.

Qual é a fórmula que melhor funciona para obter esse tipo de resultado? Limitar intencionalmente o tempo que passo nas redes sociais. Como:

 

– O mais importante é planejar o seu conteúdo com tempo. Não me conecto a cada dia para fazer a publicação do dia, mas sim, dedico dois dias no mês para armar meu calendário deixar os posts já programados.

– Conecto-me uma hora por dia para responder os comentários dos posts.

– A chave mais importante de todas. Todo o resto do dia mantenha o celular distante das suas mãos. Não trabalho com o celular ao meu lado, mas sim, o deixo em uma mesa onde não possa chegar sem ter que levantar. Por que fazer isso? Porque é um vício! Utilize o celular apenas para o que for necessário e terá muito mais tempo para desenvolver seus trabalhos, ou até mesmo para aproveitar o dia fazendo outras coisas.

 

Claro que não somos robôs e existirão dias em que passaremos muito mais tempo conectados. O mais importante é que você tenha em mente que. crescer no seu negócio exige foco para criar mais do que consome.

Hábitos que nos impedem de crescer 3:

OLHAR DEMAIS PARA O FUTURO

OLHAR DEMAIS PARA O FUTURO - Hábitos que nos impedem de crescer em nosso negócio!

Olhar para o futuro para mim é um comportamento que nos ajuda a crescer, o problema é quando isso gera ansiedade em excesso.

Muitas vezes me deparo com empreendedores que dizem querer criar cursos online, mentorias ou modelos que sabem que são escaláveis.

Mas existe um problema aí, pois muitos desses empreendedores são iniciantes e ainda não tiveram muita experiência com clientes reais.

Querem criar esses modelos porque estão vendo que outros estão fazendo ou porque sabem que são os que lhes permitirão escalar mais rápido.

No entanto, é importante que entendamos que, para escalar, primeiro temos que ter algo que seja escalável. E esse algo é construído com o tempo.

Às vezes é perceptível que existe uma ansiedade extrema por seguir modelos que acreditamos que nos trarão dinheiro sem ter que trabalhar, mas não podemos pular etapas.

A melhor forma de criar um bom programa ou curso online é tendo primeiro suficiente experiência com clientes, um a um, que nos permitam conhecer muito bem estas pessoas.

É necessário entender qual é o nosso diferencial e desenvolver alguma metodologia ou sistema que seja próprio, que então possamos converter em algo escalável.

Hábitos que nos impedem de crescer 4:

TRABALHAR ÀS CEGAS SEM UM PLANO CLARO

Existe uma frase que eu gosto bastante que diz “se não temos um plano, ele se converterá em um plano de outra pessoa”.

Porque quando não temos um plano, não temos prioridades, nem focos claros. E isso acaba resultando que dizemos “sim” aos milhares de planos que cruzam o nosso caminho, urgências e prioridades de outros.

TRABALHAR AS CEGAS SEM UM PLANO CLARO - Hábitos que nos impedem de crescer em nosso negócio!

Como não sabemos no que deveríamos enfocar o nosso tempo, acabamos enfocando no que vai aparecendo pelo caminho.

Muitas vezes sinto que a palavra “plano” assusta, por dar a sensação de ser algo que restringe, limita a criatividade do dia a dia, ou simplesmente é muito difícil, porque não temos ideias de como vai ser o futuro.

No entanto, precisamos encarar os planos com outros olhos. Organizar um plano simplesmente lhe ajuda a saber o que quer para este ano, no que se enfocar para conseguir, quais planos tem sentido seguir fazendo, objetivos a serem alinhados, etc.

Ir fazendo as coisas sem um rumo não é muito estratégico, porque acabamos nos cansando, e no final das contas não sabemos muito bem se as nossas estratégias estão funcionando, ou não.

Por outro lado, ao criar o hábito de planejar, passamos a ter maior controle do nosso tempo, porque sabemos o que definimos e quanto tempo devemos enfocar para conseguir alcançar nossa meta.

O que podemos fazer então? Minha sugestão é dedicar pelo menos uma vez no ano para revisar como você fechou o ano anterior.

Observe o que funcionou, o que você aprender de novo, quais objetivos foram alcançados e quais são metas para o ano seguinte. Estipular um objetivo claro e definir o plano que vamos seguir é o caminho!

Hábitos que nos impedem de crescer 5:

ASSOCIAR MAIS HORAS COM MELHORES RESULTADOS

Já falamos um pouco sobre isso, mas precisamos enfatizar novamente na nossa lista de hábitos que nos impedem de crescer, porque é realmente um dos maiores inimigos da produtividade e dos resultados no mundo dos negócios.

ASSOCIAR MAIS HORAS COM MELHORES RESULTADOS - Hábitos que nos impedem de crescer em nosso negócio!

Em muitos casos, vemos empreendedores que estão colocando muitas horas em seu empreendimento, mas seus resultados não são proporcionais a esse esforço.

Porque o tema é que trabalhar muito não é o mesmo que trabalhar bem. Dedicar muitas horas ao nosso negócio, não é sinônimo de mais vendas. E definitivamente, não é sinônimo de mais dinheiro.

Na maioria das vezes, a diferença em resultados não está em colocar mais horas, mas sim em decidir muito bem onde e como usaremos essas horas.

Que estejamos ocupados não significa que estejamos ocupando bem esse tempo. A produtividade justamente se trata de fazer menos coisas, mas as coisas com mais impacto para nosso negócio e crescimento.

 

Você gostará de ler também: Produtividade: 4 dicas para otimizar o seu trabalho na era digital

 

E aí? O nosso conteúdo de hoje foi útil para você compreender quais são os principais hábitos que nos impedem de crescer em nosso negócio? Deixe seu feedback nos comentários!

 

Leia também: Empreendedorismo Digital: Como Iniciar e Ter Sucesso 2021

 

 

Compartilhe nas Redes Sociais:

O passo a passo em 4 aulas de como começar no Marketing Digital e conseguir realizar vendas diariamente

 

( e começando do absoluto zero...)

Desbloquear Mini Curso
100% Livre de Spam

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


1 Comentário

Ebook 152 Melhores Estratégias de Marketing Digital

Estou dando um presente para você! Esse Ebook está GRATUITO por tempo LIMITADO!

152 ESTRATÉGIAS COMPLETAS MOSTRADAS EM DETALHES COMO APLICAR COM EXEMPLOS CLAROS E SIMPLES

O CAMINHO MAIS SIMPLES PARA OBTER RESULTADOS NO MARKETING DIGITAL COMEÇANDO DO ZERO

20 ESTRATÉGIAS REVELADORAS DAS ATITUDES DOS MAIORES EMPRESÁRIOS DO MUNDO SOBRE MENTALIDADE E PRODUTIVIDADE

E MUITO MAIS...