O que você vai encontrar nesse artigo:
- O que é a criatividade?
- Criatividade como atividade laboral
- Técnicas para aumentar e fomentar a criatividade
- Brainstorming ou chuva de palavras
- Mapas mentais aumentam a criatividade
- Saia da sua zona de conforto
- Aprenda coisas novas
- Ler mais
- Trabalhe o seu pensamento visual
- Quebra-cabeças e jogos mentais
- Conclusão
A criatividade envolve a geração de novas ideias, o que é fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade e um valor essencial na era digital na qual estamos imersos.
Para termos uma noção mais exata, todos nós temos momentos de inspiração, mas o pensamento criativo possui suas técnicas e ferramentas.
Você, por exemplo, sabe como desenvolver a sua criatividade? Sabe quais seriam as ferramentas que podem lhe ajudar a desenvolver essa habilidade?
No artigo de hoje, iremos fornecer as principais chaves para desenvolver a sua criatividade, e assim, aplicá-la da melhor forma no seu negócio, seja ele físico ou online.
Confira e boa leitura!
O que é a criatividade?
Sabemos que atualmente uma das habilidades mais demandadas do mercado laboral é a criatividade. Mas afinal de contas, o que seria a criatividade?
A criatividade está associada à capacidade de gerar novas ideias ou soluções que resultem originais e/ou distanciadas do pensamento tradicional.
Em nível cerebral, isso implica a realização de diversos processos mentais que determinam o resultado criativo que a pessoa se propõe a expressar.
Esta capacidade se encontra presente nos seres humanos e, desde modo, é considerada algo inato, embora também possamos treinar a nossa criatividade e desenvolvê-la de forma ainda mais ativa e otimizada.
Por isso, às vezes comentamos sobre pessoas criativas e pessoas que aprendem a ser criativas!
Criatividade como atividade laboral
No mercado laboral atual, as empresas necessitam destacar-se em meio à concorrência e obter marcas mais diferenciadas em relação às demais.
Considerando que está cada vez mais fácil para os usuários acessar produtos e/ou serviços de todas as partes do mundo, graças à internet, a inovação é um dos objetivos de praticamente todas as empresas contemporâneas. Se ainda não é o seu, precisa pensar nisso agora mesmo!
Obter essa inovação é possível graças ao pensamento criativo das pessoas que podem desenvolver novas ideias e produtos.
Este é o principal motivo pelo qual a criatividade se posiciona como uma habilidade laboral em alta em todo o mundo.
As novas tecnologias também surgem, de fato, a partir da imaginação e da capacidade de abstração para idear soluções tecnológicas que resolvam os típicos problemas da vida humana.
Os processos criativos são, em realidade, oportunidades para inovar e assumir novos riscos que aproximem às empresas e profissionais de sucesso.
Convido você a baixar nosso ebook GRATUITO: Guia definitivo para criar seu negócio online clicando aqui
Técnicas para aumentar e fomentar a criatividade
Antes de qualquer coisa, devemos ter em mente que, é claro, nem todos temos as mesmas condições para fazer coisas criativas.
No entanto, também deve ser esclarecido que a criatividade faz parte da condição humana e que pode ser treinada e desenvolvida, principalmente se forem usadas as ferramentas e técnicas adequadas para potencializar a criatividade.
Leia também: Cinco ideias para desenvolver a criatividade.
Veja a seguir algumas das atividades e técnicas que preparamos exclusivamente para você, e que servirão para estimular a imaginação e deste modo, incentivar o seu pensamento criativo:
Brainstorming ou chuva de palavras
Esta é uma técnica de grupo, recomendada para 6 ou 12 pessoas, e que visa fazer com que todos os membros de uma equipe expressem suas ideias livremente, independentemente do espírito crítico de cada um.
Essa técnica, por exemplo, é uma das respostas comuns à pergunta: como desenvolver uma estratégia de marketing?
Já que é amplamente utilizado em negócios em geral, mas principalmente em agências de publicidade.
Para que essa técnica seja produtiva, é conveniente criar um ambiente positivo e evitar julgamentos negativos.
Todos os membros devem sempre ter em mente quatro regras fundamentais que são essenciais para responder à pergunta sobre como gerar ideias criativas, ou como gerar ideias de negócios que sejam inovadoras:
- Proibido críticas às ideias;
- Qualquer ideia é bem-vinda!
- Tente lançar todas as ideias possíveis dentro do tempo estimado para isso.
- Procure a associação de ideias para evitar perder-se por outros caminhos que não sejam coerentes com o objetivo do seu negócio.
O coordenador do grupo escreve o problema a ser discutido claramente na frente de todos e anota as ideias propostas.
Essas pessoas devem energizar e incentivar o grupo, fazendo as perguntas certas para aumentar a criatividade e as propostas dos outros membros da equipe.
Se chegar um momento em que não existem mais ideias, o coordenador lerá as ideias escritas até o momento para atualizar os outros membros do grupo.
Estes devem refletir sobre elas, pois serão a base para, por exemplo, projetar uma estratégia de marketing dentro de um negócio.
Para isso, o coordenador, em colaboração com toda a equipe, os classifica por grupos e temas para facilitar sua análise e passa à priorização e avaliação.
É aqui que algumas ideias acabam sendo descartadas e outras são destacadas como válidas para se colocar em prática.
Os critérios para sua avaliação podem ser muito variados e dependem das chaves para o desenvolvimento da estratégia de marketing.
Além de outras questões como disponibilidade de recursos, viabilidade, tempo de implementação, entre outros.
Finalmente, uma vez que as ideias são aceitas, elas podem ser melhoradas lançando novas perguntas sobre elas até chegarmos à mais inovadora, e que trará melhores resultados para o marketing de um negócio.
Mapas mentais aumentam a criatividade
Esta é outra atividade para se trabalhar a criatividade. Trata-se de criar uma representação gráfica de um tema, ideia ou conceito.
Este pode ser capturado em uma folha de papel da maneira mais visual possível: usando palavras-chave, lápis ou marcadores com cores diferentes, setas, desenhos simples, etc.
Para que a ideia central esteja no centro do papel e as secundárias fluam dele, você precisa de um papel grande e com espaço para as ramificações do mapa mental.
Mas e aí? Você sabe como fazer mapas mentais para aumentar a criatividade?
Os mapas mentais permitem que a criatividade seja desenvolvida e aprimorada, além de outras habilidades mentais, como lógica, associação de ideias, concentração e memória.
Seu uso permite aumentar o desempenho e a agilidade mental, além da capacidade de assimilar e processar qualquer tipo de informação.
Os mapas mentais ajudam a organizar as informações e colocar as coisas em perspectiva.
Como fazer um mapa mental? Siga estes passos:
- O problema a ser abordado é escrito, ou representado com um desenho simples, no centro do papel, ou na lousa, e é cercado por um círculo para chamar a atenção e garantir que a equipe esteja sempre ciente do que é essencial.
- As ideias relacionadas devem irradiar deste este centro de modo ramificado até as extremidades do documento. As conexões entre ideias são representadas por setas que indicam a direção que nossa mente deve seguir no espaço em branco ao fazer o mapa mental, pois é possível que essas ideias possam ser desenvolvidas e refinadas.
- Após finalizar o mapa mental com todas as relações representadas, deve-se observar como se fosse a primeira vez que o vimos, ativar nossa criticidade. Isso permite aumentar a criatividade na detecção de possíveis lacunas, falta de informações, ou áreas nas quais é necessário explorar mais.
- Por fim, devemos deixar o mapa mental aberto a novas possibilidades.
Baixe GRATUITAMENTE o Guia definitivo para criar seu negócio online clicando na imagem abaixo:
Saia da sua zona de conforto
No âmbito da psicologia chamamos de “zona de conforto” aquele estado de segurança que implica estar rodeado de coisas que nos fazem sentir mais seguros e no controle da situação.
Apesar de precisarmos dessa espécie de salva-vidas, também é necessário sair da zona de conforto para que possamos experimentar coisas novas e desenvolver nossa criatividade, e até mesmo a nossa produtividade.
Leia também: Produtividade: 4 dicas para otimizar o seu trabalho na era digital
Se você possui um negócio, isso se torna ainda mais necessário, pois precisamos nos desacomodar se quisermos inovar e nos destacarmos em meio à concorrência.
Aprenda coisas novas
Seguindo a linha de pensamento do ponto anterior, outra excelente forma de colocar em atividade as zonas do nosso cérebro relacionadas à criatividade é aprender sempre coisas novas.
Isso pode envolver um curso de idiomas, um instrumento musical, curso de fotografia, artes plásticas, ou até mesmo um curso de especialização dentro da sua área de atuação.
Você também pode ler um e-book sobre o conteúdo do seu nicho e ir desenvolvendo cada vez mais seus conhecimentos sobre a área em que atua.
Ao aprender coisas novas, ideias inovadoras surgirão e você será ainda mais bem sucedido. Pense nisso!
Ler mais
Com a leitura de diversos temas, dependendo do seu interesse pessoal despertamos a nossa imaginação e assim, podemos expandi-la a lugares impensados.
Qual é a melhor forma de desenvolver sua criatividade do que lendo um bom livro?
Não há porque ser sempre leituras técnicas e acadêmicas, uma vez que você pode muito bem desenvolver sua criatividade com leituras que lhe sejam prazerosas, independentemente da temática.
Trabalhe o seu pensamento visual
Uma das melhores formas de analisar uma ideia é mediante a estimulação visual.
Por isso, esta técnica nos convida a explicar um pensamento ou ideia mediante desenhos, diagramas, ou até mesmo os mapas mentais que recomendamos anteriormente, desde que leve em consideração 4 etapas:
- Ver;
- Olhar;
- Imaginar;
- Mostrar.
Quebra-cabeças e jogos mentais
Outra alternativa que você pode tentar é usar a web para liberar a sua imaginação.
Isso porque hoje em dia, com o advento da internet, o que não faltam são jogos online e aplicações para celular que disponibilizam inúmeros jogos e atividades que são apresentadas com a finalidade de desenvolver o nosso cérebro.
Além disso, é possível encontrar atividades exclusivas que permitirão que você desenvolva o seu lado criativo. Explore essa possibilidade!
Conclusão
Como você pode observar até aqui, a criatividade pode fazer parte do seu processo de aprendizado, se você tentar sair da sua zona de conforto e trabalhar seriamente na modificação de certos hábitos.
E, como dizia Albert Einstein, a criatividade é a inteligência divertindo-se! Use-a e explore-a ao máximo!
Aproveite também e baixe GRATUITAMENTE o Guia definitivo para criar seu negócio online clicando na imagem abaixo:
Deixe um comentário