O que você vai encontrar nesse artigo:
O trabalho de coprodutor está em alta nos dias de hoje, principalmente para quem deseja atuar em um ramo que permite desenvolver atividades sem precisar sair de casa e de modo 100% virtual.
A coprodução existe há muito tempo, e geralmente está vinculada à área de produção audiovisual, como o cinema.
No entanto, a coprodução transpôs essa área e hoje pode ser vista como termo comumente utilizado no Marketing Digital.
Além disso, converte-se em uma área de atuação interessante para aquelas pessoas que não querem trabalhar de forma isolada no empreendedorismo digital.
Sendo assim, caso você possua algum conhecimento dentro de um nicho que sabe que é altamente rentável, poderá fazer parcerias com outros produtores. Saiba mais lendo o nosso conteúdo de hoje até o final!
O que é coprodução?
Já adiantamos algo na introdução desse artigo, mas para que você possa compreender de modo mais claro o que vem a ser a coprodução, este termo está vinculado à elaboração de produtos com outros parceiros digitais.
No ramo de marketing digital, você não é obrigado a firmar parcerias definitivas com determinadas pessoas, podendo trabalhar em projetos temporários com algumas pessoas e faturar com o fruto dessas ações.
Por exemplo: vamos supor que você possui muitos conhecimentos dentro do nicho de Emagrecimento, porém não tem muitas habilidades com as ferramentas digitais disponíveis na web, tampouco sabe como explorar o universo do marketing digital a seu favor.
Nesse tipo de situação, o melhor a se fazer para que tenha chances reais de lançar um produto com possibilidades de bons faturamentos é fazer parceria com alguma pessoa que seja da mesma área que você, e que tenha os conhecimentos que você necessita.
Desse modo, esta pessoa pode desenvolver uma estrutura promissora para você na internet, garantindo que tenha o melhor conteúdo (a partir dos seus conhecimentos), aliado a um marketing digital forte que atrairá o público-alvo certeiro.
Leia também: Como trabalhar com Marketing Digital
No que tange a “fatia do bolo” que você deverá ofertar para um coprodutor, ou faturar sendo um coprodutor, isso varia bastante, dependendo até mesmo da plataforma que ficará encarregada de fazer a hospedagem do produto.
Quem é o coprodutor?
Agora que você já sabe o conceito de coprodução, partimos para o entendimento do que vem a ser o coprodutor ou coprodutores envolvidos no processo.
Basicamente, um coprodutor é uma pessoa que colabora com os produtores, ou seja, aquele que agrega a um projeto por ter a estratégia, possui conhecimentos administrativos e que sabe muito sobre determinados pontos de um empreendimento virtual, por exemplo.
Desse modo, vamos trazer alguém para o nosso projeto de desenvolvimento de um produto que possa somar, trazendo os conhecimentos que necessitamos.
Foque sabendo que até mesmo as agências de marketing que muitas vezes são contratadas por alguns empreendedores funcionam, de certo modo como coprodutoras, pois elas possuem todas as ferramentas e conhecimentos que necessitamos para trabalhar do jeito certo.
Em outras palavras, o coprodutor será toda e qualquer pessoa que se envolva na criação, divulgação e realização de vendas de um produto “x”, o qual será disponibilizado em uma plataforma de vendas (exemplo: Hotmart, Monetizze, Eduzz, Amazon, entre outras).
As comissões de cada coprodutor dependerão muito das plataformas onde os produtos serão alojados para vendas e das funções de cada um dentro do projeto.
Vantagens e benefícios da coprodução
Veja a seguir quais serão as principais vantagens e benefícios de adotar esse tipo de estratégia para o marketing digital do seu negócio, especificamente na hora de elaborar um produto digital:
– O primeiro grande benefício está relacionado com a possibilidade de poder trabalhar de forma conjunta, aliando os seus conhecimentos e habilidades, com os conhecimentos e competências de outras pessoas.
– Mais pessoas trabalhando em um único produto facilita na hora de encontrar possíveis lacunas nas estratégias e no material fornecido, uma vez que poderemos contar com diferentes olhares e perspectivas;
– Se você, por exemplo, já tem alguma influência na internet e se alia a uma pessoa que não é tão conhecida, mas possui inúmeras habilidades que podem ajudar a alavancar o seu negócio, fazer uma parceria de coprodução será uma escolha certeira para alavancar os resultados do seu negócio.
– Todos os envolvidos no processo se beneficiam com este tipo de parceria. Escolha os parceiros certos e não se arrependerá!
– Mesmo que a encarregada de fazer o pagamento das comissões dos coprodutores seja a plataforma que irá hospedar o produto, é possível que os próprios coprodutores determinem o valor que será destinado para cada comissão.
– Para que a coprodução funcione sem nenhuma dor de cabeça, o jeito certo de se trabalhar é com a implementação de contrato. Assim todas as partes ficam cientes dos seus ganhos e vantagens.
– Poderá dividir a carga de funções entre seus parceiros, deixando um encarregado das redes sociais, outro de atendimento ao público-alvo, vendas, etc.
– Outra vantagem desse tipo de parceria de coprodução é que, se você for uma pessoa sociável, não fará um trabalho solitário na web, podendo contar com o apoio dos seus parceiros sempre que necessitar.
Regras básicas que todo coprodutor deve seguir
Existem algumas normas básicas que circulam no ramo de coprodutores digitais que são essenciais para que estas parcerias sejam vantajosas e deem bons frutos.
Entre as principais regras básicas que consegui identificar, temos:
– O percentual de coprodutores geralmente é ilimitado. No entanto, o produtor deve ter sempre o maior percentual, sendo no mínimo 30% do total das receitas das vendas. Em outras palavras, o produtor principal poderá dividir até 70% do total de suas vendas com coprodutores.
– Outro ponto interessante é que, mesmo que um produto “x’ possua inúmeros coprodutores, o produtor “oficial”, sempre será o que responderá legalmente por seu conteúdo, nas esferas fiscais, tributárias e jurídicas. É justamente em função disso que ele acaba ficando com a maior comissão.
– Caso um produto tenha que sofrer alterações, apenas o produtor principal poderá modificá-lo. Os coprodutores conseguirão verificar apenas o histórico de vendas do produto, mas não terão permissão para fazer alterações de nenhuma ordem nas características do produto. Caso algo seja observado, o produtor deve ser notificado para que faça a modificação.
– Se você for o produtor principal, poderá ir inserindo coprodutores em seu projeto, conforme demanda e poderá oferecer comissões de diferentes valores para cada um deles, pois isso dependerá muito das funções que eles irão desempenhar na estruturação e venda do seu produto.
– Os coprodutores também podem entrar como vendedores afiliados do produto que ajudaram a construir. No entanto, precisarão de autorização prévia por parte do produtor principal. Se o produtor principal aprovar esse tipo de atividade, o coprodutor acabará recebendo duas comissões, uma como coprodutor e outra pelas vendas feitas como afiliado digital do produto.
Como se converter em coprodutor
Para que você possa se converter em um coprodutor é preciso ter atitude para lançar propostas aos produtores que atuem dentro do nicho do seu interesse.
Também é possível receber convites para parcerias de outros produtores, principalmente se você possui os conhecimentos que eles precisam para dar seguimento às suas propostas.
Na grande maioria das vezes as pessoas já se conhecem, ou alguém que conhece o seu trabalho acaba lhe recomendando.
Também poderá disponibilizar esse tipo de serviço em plataforma de freelancer, como forma de divulgar suas habilidades. Se algum produtor ver e se interessar por suas habilidades, entrará em contato para firmar a parceria.
Assim que você conseguir essa parceria como coprodutor, o produtor fará o cadastro do produto “x” em uma das plataformas de hospedagem existentes e lhe cadastrará como coprodutor.
A Hotmart está entre as plataformas que melhor se adaptam a esse tipo de parceria, possuindo até mesmo uma ferramenta de gerenciamento de coprodutores.
Com ferramentas como essa, os produtores conseguem determinar o período que se manterá parceiro do coprodutor, além de também inserir o valor da comissão a ser destinado a ele, liberando também o acesso às métricas do produto.
Dicas para ser bem sucedido como coprodutor!
Veja a seguir algumas questões que você precisa considerar se quiser ser um coprodutor bem sucedido:
– É preciso estar disponível para fazer mais de uma parceria: quanto mais parcerias você firmar com produtores, mais chances você terá de aumentar os seus faturamentos.
– Mostre seu bom trabalho: demonstre todas as suas habilidades e prove o quanto você é imprescindível para alavancar os resultados de determinado produto. Se for necessário, crie um currículo ou portfólio para mostrar suas experiências prévias.
– Mostre que sua presença é necessária: quando estiver negociando com o produtor, deixe bem claro os benefícios que essa parceria pode acarretar.
Considerações Finais
Como você pode observar ao longo do nosso artigo de hoje, a estratégia de parcerias com coprodutores é algo inovador que irá e já está transformando o mercado, principalmente nas formas como são feitos os acordos de colaboração em empreendimentos web.
Desse modo, caso você já tenha pensado em atuar na internet, mas não tinha a menor de ideia de por onde começar, converter-se em parceiro de produtores pode ser o pontapé inicial para ir conhecendo mais e mais o universo dos negócios digitais.
Você pode trabalhar de forma permanente desse modo, ou até criar sua própria estrutura e adquirir os conhecimentos necessários para caminhar com suas próprias pernas.
Caso você seja um produtor expert em algum nicho, poderá vir a fazer essa parceira com coprodutores, evitando gastar seu tempo com tarefas básicas, como o marketing, e passando a focar exclusivamente na produção de um conteúdo de qualidade.
Sendo assim, independentemente do seu perfil empreendedor na web, a ferramenta de coprodução está aí como mais uma alternativa viável para você expandir o seu negócio digital e obter bons faturamentos no mercado.
Leia também: Coprodução Digital: Como criar Produtos em parceria
Deixe um comentário