O que você vai encontrar nesse artigo:
- A importância de construir um Funil de Vendas
- 5 passos para construir um funil de vendas bem sucedido
- Passo 1 – Construir um funil de vendas envolve estudar a psicologia do consumidor
- Passo 2 – Comece trabalhando a Consciência
- Passo 3 – Interesse
- Passo 4 – Construir um funil de vendas implica Decisão
- Passo 5 – A Ação
Antes de aprendermos a construir um funil de vendas bem sucedido, precisamos saber, exatamente, a que se refere essa nomenclatura tão utilizada atualmente no Marketing Digital.
Saiba que o funil de vendas, nada mais é do que uma representação gráfica da jornada do cliente, desde que é detectada uma necessidade de compra até a conversão do mesmo.
Dito em outras palavras, construir um funil de vendas representa um processo de vendas que vai desde a tomada de consciência do seu problema, até a satisfação desta carência mediante a ação de compra.
Um funil de vendas também pode receber a denominação de funil de Marketing ou Funil de Conversão.
Este tipo de estratégia ilustra a ideia de que todas as vendas começam com um grande número de clientes potenciais e terminam com um número muito menor de pessoas, que finalmente terminam comprando seu produto ou serviço.
O funil de vendas é um dos termos essenciais para aquelas empresas (sejam elas pequenas ou grandes) que buscam ser mais rentáveis no mercado.
Leia também: [FUNIL DE VENDAS] O que é + 08 passos para Montar um Funil
Se esta é a primeira vez que está conhecendo este termo, é normal que estranhe no início.
No entanto, você precisa estar ciente de que é um conceito chave para converter um negócio desconhecido e quase inexistente, em uma descomunal máquina de dinheiro.
Confira no artigo de hoje maiores informações sobre como construir um funil de vendas de sucesso. Aproveite e faça uma boa leitura!
A importância de construir um Funil de Vendas
A importância de se construir um funil de vendas é tamanha, que agora você pode encontrar inúmeros especialistas qualificados que desenvolveram suas carreiras profissionais desenvolvendo e implementando funil de vendas para todo tipo de negócio.
Para que você possa entender melhor: um funil de vendas tem o mesmo formato de um funil real.
Inclusive tem formato de cone, é oco, largo por cima e estreito por baixo.
Só que no lugar de servir para transpor substâncias, o que ele faz é deixar dentro somente aqueles indivíduos que, finalmente, acabarão sendo seus clientes compradores.
A principal característica de um funil de vendas é que, diferentemente dos funis reais, nem tudo o que entra pela parte larga do funil, consegue chegar ao outro lado.
Na automatização do Marketing, este processo é regido por vários passos que transformam os usuários de prospectos em clientes.
Aliás, possui várias fases, justamente porque devem dar-se uma série de passos, desde que o cliente potencial entra, até que finalmente completa sua jornada de compra.
Tendo em vista que, a grande maioria dos prospectos não compram em sua primeira consulta, muitos profissionais optam por vertebrar o funil de vendas através de uma sequência de e-mails marketing.
Leia mais sobre a estratégia de E-mail Marketing em: E-mail Marketing: 4 passos para criar hoje mesmo sua primeira campanha
Estas sequências de e-mails são utilizadas para aportar valor que, em teoria, aquecem a audiência recém-chegada. Estes e-mails incluem, ou podem incluir:
- Tutoriais;
- Conteúdo Exclusivo;
- Guias em PDF;
- Checklists;
- Seminários Web;
- Descontos ou privilégios exclusivos, entre outros.
Também podem incluir sugestões de produtos ou serviços que vão chegando ao longo dos dias ou das semanas.
Tenha em mente que praticamente ninguém compra em seu primeiro contato com a empresa, principalmente se recém a descobriram.
Logo, seus clientes potenciais necessitam de tempo para se sentirem seguros com relação ao seu negócio.
5 passos para construir um funil de vendas bem sucedido
Agora iremos conferir os principais passos que podem ser dados na hora de se construir um funil de vendas bem sucedido e que trará excelentes resultados de conversão para ao seu negócio. Confira!
Passo 1 – Construir um funil de vendas envolve estudar a psicologia do consumidor
Na realidade todo o processo de se construir um funil de vendas deve passar, em um primeiro momento, pela análise da psicologia do consumidor.
O que seria isso? Os melhores vendedores sabem que em toda venda tem lugar um processo psicológico, pelo qual a maioria dos clientes em potencial passa, antes de decidir tirar a carteira do bolso para pagar por um produto ou serviço.
No entanto, a partir do momento que focamos em construir um funil de vendas, você pode automatizar todo esse processo sem muitos problemas.
Para que você compreenda com maior exatidão o que é um funil de vendas e que assim, possa implementar o seu o mais rápido possível, basta olhar para a imagem a seguir.
À esquerda você tem um Lead Magnet, o qual usamos para atrair clientes dos diferentes canais que sua empresa usa (artigos de blog, postagens em mídias sociais, anúncios, etc.).
A maneira como os visitantes chegam tem um impacto direto no sucesso do funil, o que ajudará a refiná-lo.
Passo 2 – Comece trabalhando a Consciência
Nesta etapa se encontra o maior número de clientes potenciais. É aqui onde os clientes com um problema concreto começam a buscar algum remédio/ solução para suas demandas enquanto consumidores.
Necessitam saber que a solução que buscam se encontra em seu produto ou serviço. Entre outras maneiras, um cliente descobre as possíveis soluções de uma empresa mediante:
- Marketing de conteúdos;
- Campanhas de e-mail marketing;
- Marketing em meios sociais;
- Publicidade paga;
- Relações públicas.
Essa é a parte mais importante de qualquer funil de vendas porque é quando lhe dá as boas-vindas a todos os possíveis prospectos que possam terminar comprando seu produto ou serviço.
A chave para que esta fase do funil seja realmente efetiva se centra em apenas um ponto: demonstrar que conhece o problema oferecendo conteúdo atrativo, para logo apresentar o produto ou serviço que resolva, definitivamente, essa situação.
O que é imprescindível para ter sucesso nesta fase? Fazer com que seus clientes potenciais sejam conscientes de que você e seu negócio existem.
Mas conseguir que sua identidade seja reconhecida pelo público pode ser uma tarefa complexa.
Dependendo de como cheguem até você (não é o mesmo se o faz de modo orgânico que se encontram através de um anúncio pago), seus clientes poderiam perceber seu funil de vendas de modo diferente, fazendo com que as taxas de aceitação variem significativamente.
Por exemplo: se um cliente chega até você através de uma pesquisa no Google, sua autoridade percebida pelo visitante será muito maior, já que te encontrou de modo relevante.
Aqui é onde intervém a natureza do SEO e a otimização nos motores de busca.
Passo 3 – Interesse
Agora é que o número de prospectos começa a reduzir. Ao mesmo tempo, as probabilidades de conversão em venda aumentam.
Isso é porque o cliente se envolve com o negócio e quer saber mais sobre suas soluções.
A fórmula por excelência para despertar o interesse de seus clientes potenciais é mediante uma sequência de e-mails.
Além disso, os melhores vendedores são bons contadores de histórias. Histórias que estão relacionadas com quem você é, e em como chegou até aqui.
Você decide como quer se posicionar: líder, aventureiro, ousado, etc. O que quer que faça e como faça, sua mensagem deve ser coerente e ter consistência.
Lembre-se que você não necessita que seus e-mails sejam abertos e lidos. A taxa de clics também é importante, já que te ajudará a capacitar teus prospectos adequadamente.
Passo 4 – Construir um funil de vendas implica Decisão
Quando o cliente potencial é consciente da existência do negócio e pode encontrar as respostas de suas perguntas e demandas, é quando este se sente pronto para tomar sua decisão de compra.
Nesta fase se incluem as ofertas de venda, onde o prospecto reflexiona sobre as opções que apresente o negócio.
À medida que se estreita o funil de vendas, a dificuldade de conversão aumenta.
Se conseguir o interesse de seus prospectos está se tornando algo difícil, agora terá que ir um passo mais além da arte de narração de histórias, na redação de textos publicitários, ou na construção do hábito de fazer clic nos links que você disponibiliza.
Isso quer dizer que, você precisa pensar em estratégias que lhe permitam fazer com que seus clientes potenciais decidam pela sua oferta, e não pela do concorrente.
A melhor maneira de fazer isso? Mostrando a eles o que outros clientes dizem sobre sua empresa e o que eles pensam de seu produto ou serviço.
Apresente as opiniões, análises e depoimentos de outros compradores e você estará usando uma das técnicas de vendas mais poderosas para levar as pessoas à próxima etapa ao construir um funil de vendas: a ação.
Passo 5 – A Ação
É o último processo ao se construir um funil de vendas e dá lugar para a concretização do nosso maior desejo como empreendedores digitais: a conversão, a venda, o faturamento que tanto desejamos.
Este é o momento no qual você capta os seus clientes, ou seja, quem decidiu comprar o seu produto e supõe o fechamento da venda.
A taxa de conversão para esta fase dependerá de sua capacidade para mover os prospectos ao longo das diferentes etapas.
Por exemplo: se entram 100 pessoas no seu funil de vendas, mas somente 4 delas compram, terá 4% em conversões.
No entanto, para chegar à fase da Ação ao construir um funil de vendas, isso requer muito trabalho e esforço, baseado no seguimento da relação com seus contatos.
Mas, a partir do momento que você produz seus textos publicitários, instale seus pixels de seguimento e crie suas sequências de E-mail Marketing, estará a um passo de conseguir seu objetivo de conversão.
Essa é a verdadeira receita do sucesso de um negócio online e você não pode pular nenhuma etapa!
Nesse sentido, a próxima vez que for construir um funil de vendas, lembre-se e tudo o que aprendeu neste artigo.
Os funis de vendas são tão interessantes porque propiciam aos empreendedores de plantão, uma oportunidade de conseguir melhorar seus resultados em conversão e fazer com que os clientes tornem-se fieis, a ponto de recomendarem sua marca para outras pessoas!
Aproveite e explore ao máximo esta possibilidade!
Deixe um comentário