O que você vai encontrar nesse artigo:
- Conceituando o Branding
- Qual é a importância do Branding?
- Gestão de marca: Seria o novo Marketing?
- Branding é o diferencial que o seu negócio precisa!
- #Entregar o que se promete é fazer Branding
- #A gestão de uma marca pode ser sua melhor amiga
- #Branding é propósito
- Branding: começa com um bom Marketing Digital
- Como fazer um bom trabalho de Branding com o Marketing Digital
- 1 – Identidade Visual
- Faça uma adequação do logotipo do seu negócio
- Cria seu manual de marca
- Escolha uma unidade de estilo
- 2 – Estratégia
- Personalidade da marca
- Tom de voz
- Canais
- Conteúdo
Se você não conhece a tática de Branding está perdendo um dos maiores e melhores métodos utilizados pelos negócios do mundo inteiro para conquistar a mente e o coração dos consumidores.
Desse modo, aproveite o nosso conteúdo de hoje e saiba tudo sobre o método Branding e como você deve usá-lo em seu negócio. Boa leitura!
Conceituando o Branding
O termo Branding significa gestão de marca e nada mais é do que um conjunto de ações alinhadas ao posicionamento, propósito e valores de uma marca específica.
Seu objetivo é despertar sensações e criar conexões conscientes e inconscientes que serão cruciais para que o cliente escolha sua marca ideal no momento de decisão de compra.
Em outras palavras, o objetivo principal do Branding é conquistar, não apenas a mente do consumidor, mas também o seu coração, para que deste modo, se fidelize a marca/negócio e volte a comprar muitas outras vezes, ou até mesmo faça recomendações para terceiros.
Agora como um breve exercício, lhe desafiamos a pensar em uma marca que você gosta. Neste momento, além de pensar em seu nome, cores, letras, formas e sons, você chegou a pensar nas sensações e recordações que elas produzem?
Se sim, saiba que essa é exatamente a função do Branding: despertar sensações e criar conexões conscientes e inconscientes com o consumidor, que serão cruciais para que o cliente escolha sua marca, entre as muitas existentes.
Todas as ações feitas pela marca, desde a criação do logotipo, escolha do designer, tipografia, discurso e música, apenas para exemplificar com algumas possibilidades, são parte da construção da personalidade da marca na mente no cliente através de percepções e sentimentos.
Estas práticas promovem, não apenas os produtos de um negócio, como também a criação de valor para o mesmo.
O Branding é, desse modo, mais do que somente um produto, é quem a marca é em sua essência. É a criação de significado através de símbolos.
Qual é a importância do Branding?
A globalização fez com que a concorrência entre os diferentes nichos de atuação ficasse cada vez mais acirrada.
Dessa forma, ser capaz de mostrar algum tipo de diferencial de marca é algo necessário, assim como ter um objetivo que vá mais além do mero posicionamento da empresa.
Estudos voltados para a área de Branding revelam que, quando uma marca consegue conectar-se de verdade com seu cliente através de seu propósito, a percepção de preços pode mudar.
Estes estudos revelaram que, 67% das pessoas dizem estar dispostas a comprar um produto de uma marca que tenha conexão com seu propósito e por isso pagariam mais alto por estes produtos.
Nesse sentido, ter personalidade própria e um propósito a ser seguido, além de identificar-se com as pessoas, com suas histórias, com suas causas e promover experiências positivas, são as chaves para a recomendação de uma marca e como consequência, para obtenção de excelentes faturamentos.
Gestão de marca: Seria o novo Marketing?
Atualmente, o Branding desempenha um papel crucial na construção da imagem de uma marca e, portanto, ser uma boa empresa é a nova marca/tendência do momento.
Inclusive, o novo mundo dos negócios digitais é regido por quatro palavras que demonstram essa nova reconfiguração no modo de promover um negócio na web, são elas:
- Volátil: tudo muda muito rapidamente e a todo o momento no universo digital. Logo, cabe aos empreendedores de plantão, acompanharem este processo de modo contínuo.
- Incerto: como é preciso constância nesse universo, obviamente que não teremos garantias sobre tudo, e teremos que estar sempre com os pés firmes, para não sermos surpreendidos de modo negativo.
- Complexidade: o marketing atual no universo na web não é algo linear, logo, pode ser confuso e gerar muita ansiedade, principalmente para quem está iniciando em um nicho de negócio na internet.
- Ambiguidade: temos muitas opções e os limites são ambíguos.
Neste cenário, a capacidade de adaptação ao novo ecossistema que se apresenta é a principal qualidade de um negócio de futuro e com boas perspectivas de rentabilização.
Além disso, a nova tendência para que os negócios gerem valor é a capacidade que os empreendedores devem ter de desaprender o que já sabem e reaprender com base nesse novo cenário que está surgindo.
Branding é o diferencial que o seu negócio precisa!
Tendo em vista que o Branding é a relação entre marca e cliente, e entre marca e a comunidade em que se está inserido, os negócios, independente do nicho em que estejam enquadrados, precisam adotar as seguintes estratégias:
#Entregar o que se promete é fazer Branding
Primeiramente, se você quiser adotar o Branding, precisa ter em mente que uma boa estratégia de negócio só conseguirá sobreviver se a sua empresa cumprir com o que promete a seus clientes.
Isso acaba por implicar em uma preocupação constante pela reputação da marca.
O cumprimento das primeiras promessas permite ao cliente, no futuro, ter a confiança de que você voltará a cumpri-las e isso também é branding.
#A gestão de uma marca pode ser sua melhor amiga
Na era das redes sociais, por exemplo, as recomendações de amigos e conhecidos desempenham um papel chave na tomada de decisões de compra por parte dos consumidores.
É o velho boca a boca que se amplifica para milhares de pessoas, graças ao grande alcance de redes sociais como o Facebook e Instagram.
Neste tipo de estratégia, o Branding pode fazer com que sua marca seja vista como uma grande amiga dos consumidores.
No entanto, não tem sentido uma estratégia de comunicação junto aos clientes que não esteja relacionada ao serviço real.
#Branding é propósito
Nesse caso, a marca deve ir mais além do que os consumidores veem, mas sim do que sentem.
Branding: começa com um bom Marketing Digital
Os chamados Millennials ou Geração Y, como são conhecidos comumente, estão revolucionando o mercado laboral e redefinindo a relação entre as empresas e os consumidores
Essa geração apresenta uma preocupação maior por temáticas de cunho social e ambiental e também mostra grande interesse por conhecer o processo de produção dos bens que são consumidos, assim como quais ideias e valores defendem as empresas.
É necessário compreender o que é consumido junto com o serviço ou produto.
Além disso, a explosão das redes sociais acabou dando mais voz aos compradores. Se no passado, os meios de comunicação eram, em sua grande maioria, os principais responsáveis pela difusão da informação de produtos e serviços, hoje este papel está muito mais em mãos dos consumidores.
Em virtude disso, a melhor forma de começar a conversar com esses consumidores é através do marketing digital.
Leia também: Marketing Digital para Iniciantes: 7 dicas para quem está começando agora ou quer conhecer!
Como fazer um bom trabalho de Branding com o Marketing Digital
O conceito de Branding surgiu um pouco antes do Marketing Digital, quando a internet não existia e as marcas, para conseguirem melhores posicionamentos no mercado, se relacionavam com o público-alvo por meio da publicidade tradicional (rádio, TV e meios impressos).
Com a transformação do cenário, em virtude do advento tecnológico, o Marketing Digital trouxe novas possibilidades para o Branding.
Hoje em dia, uma marca pode optar por elaborar meios com personalização e com custos mais baixos para falar com seu público e oferecer, desse modo, distintas alternativas para se finalizar uma compra.
Agora veja bem, para realizar essas ações de Branding junto à internet, existem diferentes caminhos. A seguir, apresentaremos alguns deles:
1 – Identidade Visual
São as representações visuais da marca que ajudam a criar uma identidade na mente dos consumidores: tipografia, cores, designer.
-
Faça uma adequação do logotipo do seu negócio
É muito importante que o designer da marca do seu negócio seja definido no momento exato de criação do seu negócio e de modo que seja fácil de aplicar na web.
Os formatos de arquivos que são utilizados para materiais impressos são diferentes dos usados online. Por isso, quando você for criar sua marca, pense em suas aplicações e legibilidade.
-
Cria seu manual de marca
Esse manual deve conter todas as cores que a sua marca pode usar e seus códigos, o nome da tipografia e como devem ser suas aplicações, tanto em posição vertical, como horizontal.
-
Escolha uma unidade de estilo
Busque exemplos de imagens que tenham unidade visual para criar um estilo para a sua marca. Esse estilo deverá ser sempre o mesmo, para que a pessoa reconheça sua comunicação em que tenha que dizer seu nome.
2 – Estratégia
A estratégia transmite os valores do seu negócio que não são visuais, transmitindo, portanto, todo o propósito do seu empreendimento.
A criação de uma percepção positiva através dessa estratégia está em um nível mais profundo, no qual o cliente se identifica, não apenas com o nosso estilo de negócio, como também com as crenças da marca, o que gera uma conexão mais forte.
-
Personalidade da marca
Sua marca tem personalidade? Quais são as qualidades? O que é que a define? E se fosse uma pessoa, como seria? Essas perguntas lhe auxiliarão a criar uma imagem mental mais clara.
-
Tom de voz
Qual é a linguagem adotada pelo seu negócio? É divertido? É especializado? O que você necessita agora é alinhar a linguagem do seu negócio à linguagem do seu público.
-
Canais
Onde está o seu público? Quais são os canais que usa para comunicar-se com outras marcas e pessoas?
Existem muitos canais que podem ser utilizados, tais como o WhatsApp, e-mail ou redes sociais.
Lembre-se que você não necessita estar em todos esses canais, mas pode escolher aquele que tem um papel estratégico para a sua marca de negócio.
-
Conteúdo
Uma boa estratégia de conteúdo ajuda, não apenas a sua marca a destacar-se nos mecanismos de busca, como também faz com que tenhamos uma maior visibilidade e ganhemos autoridade no meio.
Aplicando os conceitos de unidade visual do Branding, lembre-se que seu conteúdo deve ser personalizado com a identidade da marca em todos os canais e materiais. Mãos à obra!
- Leia também: O que é Branding e Como Fazer uma Estratégia para Gestão e Crescimento da sua Marca em 2020
Deixe um comentário