O que você vai encontrar nesse artigo:
- Elabore uma estratégia para afiliados de sucesso!
- #Identifique seus objetivos comerciais na estratégia para afiliados
- #Indique quais são os seus objetivos de marketing na estratégia para afiliados
- #Investigue seu mercado
- #Crie o perfil dos seus clientes potenciais
- #Crie um perfil da sua concorrência na hora de elaborar uma estratégia para afiliados
- Estratégia para afiliados: Coloque em ação os 7 P´s do Marketing Mix
- Produto
- Preço
- Promoção
- Lugar
- Pessoas
- Processo
- Evidência física
- DICA BÔNUS: CONTEÚDO É REI!
A melhor estratégia para afiliados envolve o desenvolvimento de um marketing digital efetivo, que começa com uma estratégia pautada no estudo e na informação para criação de um plano de ação eficiente e lucrativo.
Uma boa estratégia de marketing de afiliados, o ajudará a definir sua visão, missão e objetivos comerciais no universo da web, além de descrever os passos que você deverá seguir para alcançar seus objetivos de vendas.
Lembre-se que a sua estratégia para afiliados afetará diretamente a forma como dirige o seu negócio, portanto, precisamos de um planejamento correto.
Além disso, sua estratégia deve preocupar-se em:
- Descrever seu negócio e produtos e/ou serviços disponibilizados;
- Explicar a posição e a função de seus produtos e ou serviços no mercado;
- Definir perfis de clientes e sua concorrência;
- Identificar as táticas de mercado que usará;
- Lhe permitirá construir um plano de marketing e assim, medir sua efetividade.
Em outras palavras, criar uma estrutura para desenvolvimento de uma estratégia de marketing de afiliados, estabelecendo uma direção geral e os objetivos para sua comercialização, é diferente do que um plano de marketing.
Mas, é igualmente importante se quiser solidificar-se no mercado com uma estrutura de longo prazo.
Elabore uma estratégia para afiliados de sucesso!
Sua estratégia de marketing de afiliados, quando bem desenvolvida, o ajudará a alcançar os objetivos do seu negócio online, e, além disso, lhe permitirá construir uma sólida reputação para seus produtos e/ou serviços que promove enquanto afiliado.
Uma boa estratégia de marketing lhe ajudará a orientar seus produtos e serviços para um público com maior probabilidade de compra.
Leia também: Estratégias de Marketing Digital: Conheça as 5 mais usadas.
Usualmente, envolve a criação de uma ou duas ideias poderosas para criar autoridade, consciência de mercado e dessa forma, vender produtos mais facilmente na web.
Nesse sentido, deverá desenvolver uma estratégia para afiliados que inclua os componentes que serão detalhados a seguir e que o ajudarão a aproveitar ao máximo os seus investimentos como afiliado.
Lembrando que essa estrutura será consolidada com o tempo e que desse modo, firmará sua marca no mercado web.
Portanto, mantenha sempre a constância na produção de conteúdos, na busca por engajamento junto ao seu público-alvo.
#Identifique seus objetivos comerciais na estratégia para afiliados
Para desenvolver sua estratégia no marketing de afiliados, primeiramente é aconselhável identificar quais são os objetivos comerciais gerais do seu negócio.
Ou seja, qual é o seu nicho de atuação, quais produtos promove e quais são os objetivos que podem ser alcançados com sua venda.
Seus objetivos comerciais enquanto afiliado, podem incluir os seguintes itens, dependendo do seu nicho de mercado:
- Aumentar a consciência de seus produtos ou serviços, ou seja, sua estratégia pode estar voltada para fazer com que sua marca seja conhecida e torne-se uma referência dentro do seu nicho de atuação.
- Vender mais produtos de um provedor determinado;
- Chegar a um novo segmento de cliente, ou seja, ampliar o público-alvo, entre outros.
Ao estabelecer os objetivos, é fundamental estar o mais focado possível, para que possa medir os resultados de acordo com o que o seu negócio se propõem conseguir como objetivo final.
Além disso, lembre-se que seus objetivos dentro de uma estratégia para afiliados precisam incluir:
- Específico: O quê?
- Medível: Quanto?
- Alcançável: Como?
- Realista: Com o quê?
- Envolvendo tempo: Quando?
#Indique quais são os seus objetivos de marketing na estratégia para afiliados
Defina um conjunto de objetivos de marketing que sejam específicos, em função dos objetivos comerciais que foram elaborados anteriormente.
Alguns exemplos de objetivos de marketing incluem uma maior penetração no mercado (venda de mais produtos existentes a clientes existentes) ou o desenvolvimento do mercado (venda de produtos existentes a novos mercados alvo).
Esses objetivos de marketing podem ser em longo prazo e tomar alguns anos até que sejam obtidos. No entanto, devem ser claros e mensuráveis e possuir prazos para sua obtenção.
Assegure-se de que sua estratégia geral também seja prática e mensurável. Uma boa estratégia de marketing não é mudada a cada ano, mas sim, revisada quando se tenha alcançado seus objetivos.
Além disso, é possível que você tenha que modificar sua estratégia, principalmente se o seu mercado muda devido a um novo competidor ou nova tecnologia, ou se seus produtos mudam substancialmente.
#Investigue seu mercado
A pesquisa é uma das partes essenciais para sua estratégia de afiliado, com vistas a promover o seu negócio, trazendo resultados efetivos em longo prazo.
Desse modo, você necessita recopilar informações sobre o seu mercado, como seu tamanho, crescimento, tendências sociais e demográficas (estatísticas de população, idade, sexo e tipo de família).
É importante vigiar seu mercado para que esteja sempre por dentro das mudanças que ocorrem, mantendo assim, sua estratégia para afiliados sempre relevante e específica.
Leia também: 10 razões convincentes para você estudar Marketing Digital.
#Crie o perfil dos seus clientes potenciais
Outra questão que devemos levar em consideração na hora de criar uma estrutura como afiliado é a importância da definição do perfil de clientes que desejamos atingir.
Dessa forma, utilize sua pesquisa de mercado para desenvolver um perfil dos clientes/ público-alvo aos quais, o seu negócio como afiliado deseja alcançar e identifique suas necessidades.
O perfil revelará seus padrões de compra, incluindo como comprar, onde compram e o que compram.
De novo, salientamos a necessidade de revisar regularmente as tendências de mercado, para que você não acabe perdendo novas oportunidades, nem acabe tornando seus produtos irrelevantes.
Enquanto tenta encontrar novos clientes, assegure-se de que sua estratégia de mercado também lhe permita manter relações com seus clientes atuais.
#Crie um perfil da sua concorrência na hora de elaborar uma estratégia para afiliados
Do mesmo modo dos anteriores, sua estrutura como afiliado precisa levar em consideração à concorrência existente dentro do seu nicho de atuação.
Logo, como parte de sua estratégia dentro do marketing de afiliados, você deve desenvolver um perfil dos seus concorrentes mediante a identificação de seus produtos, preços e principalmente, quais são as suas estratégias de comercialização.
Isso lhe ajudará a estar a par de como vendem os produtos que você também promove, e lhe dará condições de pensar em estratégias para afiliados que sejam mais inovadoras e gerem maiores conversões no futuro.
Em outras palavras, busque utilizar as informações obtidas de sua concorrência para criar uma vantagem competitiva que o distinguirá dos demais.
Também será possível que identifique os pontos fortes e débeis do seu negócio, a fim de ajudá-lo a melhorar seu desempenho na hora de promover seus produtos como afiliado.
Estratégia para afiliados: Coloque em ação os 7 P´s do Marketing Mix
Ao possível escolher a combinação correta do marketing entre produto (Product), preço (Price), promoção (Promotion), lugar (Place), pessoas (People), processo (Process) e evidência física (Physical evidence em inglês), é mais provável que sua estrutura estratégia enquanto afiliado seja um total êxito.
Os 7 P´s nada mais são do que um conjunto de táticas de marketing reconhecidas, que você pode usar em qualquer combinação para satisfazer os seus clientes potenciais no mercado alvo.
Os 7 P´s são controláveis, mas estão sujeitos aos entornos do marketing interno e externo.
A combinação destas diferentes táticas de marketing para satisfazer as necessidades e desejos de seus clientes se conhece como o uso de uma “combinação tática de marketing digital”.
Produto
O produto refere-se ao que você está promovendo como afiliado, incluindo todas as suas características, vantagens e benefícios que seus clientes podem disfrutar comprando seus produtos ou serviços.
Ao comercializar seu produto, você deve pensar nas características e os benefícios chave que seus clientes desejam ou necessitam, e que incluem (entre outros) estilo, qualidade, retorno, solução.
Preço
Isso se refere a sua estratégia de fixação de preços para seus produtos e/ou serviços e como isso afetará seus clientes.
Enquanto afiliado, você já se conecta a um produto com um preço fixo. Logo, deverá verificar se o valor cobrado por ele, realmente é vantajoso para seu público-alvo e se vale a pena o investimento.
Primeiramente identifique quanto estão dispostos a pagar (seu público-alvo) por produtos que solucionem suas demandas e aposte de modo certeiro e com lucros que serão efetivos.
Promoção
Estas são atividades promocionais utilizadas para que seus clientes conheçam seus produtos e/ou serviços, incluída publicidade, táticas de vendas, promoções e marketing direto como afiliado.
Lugar
O lugar está relacionado à como os seus clientes irão acessar os produtos que você promove enquanto afiliado.
Pessoas
As pessoas são todos aqueles sujeitos necessários para o processo de venda. Neste caso: produtor, afiliados e clientes.
Crie uma boa relação com seus clientes e mesmo que eles não comprem com você há algum tempo, demonstre estar sempre engajado com eles, para que em longo prazo conquiste sua fidelidade.
Processo
O processo se refere aos processos envolvidos na entrega dos produtos e serviços aos clientes.
Evidência física
A evidência física é a sua marca e como ela se apresenta ao público-alvo. Seu negócio precisa ser atrativo, com um canal de vendas elaborado com um designer atraente e com entrega de conteúdos de valor.
Leia também: Neurociência no Ponto de Venda
DICA BÔNUS: CONTEÚDO É REI!
Através do Marketing de Conteúdos, você terá em mãos uma estratégia poderosa que poderá ser incorporada em sua estratégia para afiliados, pois com ela, você poderá aplicar as orientações que apresentamos nesse artigo.
Além disso, ao produzir conteúdos que tenham relação com os produtos que você promove, isso lhe ajudará a compreender melhor seus usuários e a melhorar sua experiência através de conteúdos de valor.
Em um mercado extraordinariamente saturado pela publicidade online, os afiliados digitais devem criar uma estrutura que chame a atenção dos usuários, mas sempre tendo ciência de que poderá levar tempo até alcançar grandes níveis de conversão.
Portanto, a produção de conteúdos de valor é uma opção idônea. E não apenas isso, como também ajudará a alcançar as cotas mínimas de tráfego orgânico, assim como, configurar as métricas adequadas com as quais possam potencializar os resultados do seu negócio. Boa sorte!
Deixe um comentário