O que você vai encontrar nesse artigo:
Se você ainda não sabe o que é uma campanha de E-mail Marketing lhe apresentaremos todas as informações que você necessita saber sobre esse assunto, para que possa investir no marketing digital, e mais precisamente em sua relação com o potencial cliente via e-mail.
O que é o E-mail Marketing?
É uma das estratégias mais efetivas de Marketing nos negócios online.
Muitos empreendedores digitais acreditam que essa alternativa seja ainda mais eficiente que a popular estratégia de social media (marketing pelas redes sociais) e com a qual não necessitamos de grandes investimentos, podendo implementar a estratégia de imediato.
Para elaborar você também a sua estratégia de e-mail marketing, siga os 4 passos para gerar hoje mesmo sua primeira campanha de E-mail Marketing. Aproveite e boa leitura!
Passo nº1 – Escolha uma ferramenta de autoresponder
Essa é a ferramenta básica, através da qual você poderá fazer todas essas campanhas.
Um autoresponder é um sistema de software que pode ser tanto gratuito como pago e que lhe permitirá:
- Poder ter formulário de captação de dados para a sua web;
- Construir uma base de dados ou lista de e-mails dos seus clientes e potenciais clientes;
- Gerar campanhas de marketing com educação gratuita;
- Acompanhar seus clientes.
Convido você a baixar nosso ebook GRATUITO: Guia definitivo para criar seu negócio online clicando aqui
Passo nº2 – Insira um formulário em sua página na web
O objetivo principal deste formulário é captar os dados do potencial cliente que visita seu site ou blog, e guardá-los em uma base de dados para construir sua lista de clientes e potenciais clientes.
Algumas particularidades sobre isso e que você deve levar em consideração são:
- As bases de dados não devem ser compradas: isso além de ser ilegal e um incomodo para os clientes, é totalmente ineficaz porque estão compostas por pessoas que estão dentro do seu nicho, mas que não demonstraram nenhum interesse em seu produto ou serviço. Com o qual, na melhor das hipóteses, se eles não o marcarem como “spam”, a promoção será finalizada no lixo e você não terá conseguido nada.
- Deve oferecer valor ao seu cliente em potencial para que lhe forneça seus dados: o mais comum é oferecer uma assinatura gratuita de um boletim informativo (educação gratuita, de valor e relacionado à promessa e a comunicação que você está gerando em sua atividade) ou um brinde gratuito (que pode ser um e-book, um relatório especial, áudio, aula pré-gravada, minicurso, etc.).
- Não peça dados desnecessários: o mínimo que você precisa para fazer a campanha é o endereço de e-mail e o nome do seu cliente em potencial. Quanto mais dados você solicitar, menos eles desejam fornecer.
- Todas as suas listas de clientes devem ser construídas com base na livre escolha das pessoas para assinar, permanecer e cancelar a assinatura: isso significa que é uma boa prática incluir em cada comunicação (boletim informativo, promoção, acompanhamento) uma frase como essa: “Você está recebendo este e-mail porque se inscreveu voluntariamente na 20ª data do meu boletim informativo semanal da NN. De qualquer forma, se você não estiver interessado em continuar recebendo essas mensagens, poderá parar de recebê-las imediatamente, digitando esta função AA.”
Passo nº3 – Gere um boletim informativo sobre educação
É importante que esse tipo de material seja periódico (entre semanal e quinzenal é o mais adequado), mas sistemático.
As pessoas em sua lista de e-mails estão acostumadas a receber sua informação e isso é parte de uma relação que começa a estabelecer com elas.
No seu boletim você pode incluir recomendações, conselhos, artigos. Mas acima disso, aproveite esta comunicação para:
- Educar o seu cliente: com conselhos práticos ou recomendações para implementar determinadas ações.
- Conectar, através do corpo do e-mail, contanto e dando ao cliente um norte sobre os conselhos que enviará, gerando assim uma relação de igual pra igual com seu potencial cliente.
- Oferecer promoções e descontos, sem exagerar e sem enjoar o seu cliente, pode enviar promoções e descontos exclusivos através desse canal.
- Fortalecer sua reputação, através de histórias ou testemunhos de clientes que pode compartilhar de forma periódica.
- Torne-se conhecido, oferecendo mais informações sobre sua história e como chegou lá.
Passo nº4 – Projete e implemente um sistema de rastreamento
Também conhecido como “follow up”, todas as ferramentas permitem programar uma série de e-mails automáticos que serão acionados vários dias após uma determinada ação.
Por exemplo, depois que seus clientes se inscreverem, você poderá gerar um e-mail de boas-vindas, onde eles receberão mais informações sobre o que você compartilhará periodicamente com eles.
Conclusão
No artigo de hoje, você pode ter acesso a 4 passos para gerar companhas eficientes de E-mail Marketing.
Aproveite as dicas e explore essa alternativa de marketing digital potencializando os resultados do seu negócio online agora mesmo! Boa sorte!
Aproveite também e baixe GRATUITAMENTE o Guia definitivo para criar seu negócio online clicando na imagem abaixo:
Deixe um comentário