O que você vai encontrar nesse artigo:
- O que é um Produtor Digital?
- O que é um Afiliado Digital?
- Atenção!
- 1 – O conteúdo é REI!
- 2 – Aprenda a promover seus produtos (como produtor ou afiliado) do jeito certo!
- #Usufruir de todo o potencial das redes sociais
- #Criar um canal no YouTube
- 3 – Promova seus produtos para o público certo e alavanque suas vendas!
- 4 – Sempre que possível, libere amostras grátis!
- 5 – Monitore e meça seus resultados!
- Conclusão
As novas tecnologias e o advento da internet permitiram que milhares de pessoas pudessem empreender e gerar renda na web.
Tudo isso, sem nem precisar sair de suas casas, dedicando-se a coisas que realmente lhes agrada, e convertendo-se em verdadeiras referências em suas áreas e também em seus próprios chefes.
Atualmente, existem muitas áreas possíveis de se atuar na web, uma vez que esse universo é muito vasto.
Nesse sentido, existe lugar para qualquer tipo de empreendimento digital, desde que saibamos aplicar as estratégias certas.
No artigo de hoje, daremos especial destaque aos produtores de conteúdos digitais e aos afiliados.
Veremos como podemos nos tornar produtores e ainda por cima alavancar as nossas vendas enquanto afiliados.
Confira o conteúdo e faça uma boa leitura!
O que é um Produtor Digital?
Um produtor digital nada mais é do que uma pessoa responsável por elaborar um produto ou serviço que atenda uma demanda de um público específico.
Esse produto pode ser comercializado, ou não, e pode partir desde um empreendedor que está começando neste universo, até de uma grande multinacional.
Além disso, precisamos destacar que os produtores digitais geram conteúdos e materiais em diferentes formatos, podendo ser, por exemplo:
- E-Books;
- Guias virtuais;
- Video-aulas;
- Podcasts;
- Softwares;
- Entre outros.
Esses materiais podem vir a abarcar nichos variados, tais como:
- Cultura;
- Saúde e Bem-estar;
- Gestão Financeira;
- Marketing Digital;
- Hobbies;
- Desenvolvimento Pessoal;
- Relacionamento, entre outros.
Os produtores costumam serem pessoas que entendem o perfil do consumidor que possuem.
Desse modo, trabalham na criação de produtos virtuais que sejam atrativos ao seu público-alvo, com um olhar focado em conceitos, tais como: menor custo e qualidade do conteúdo que é ofertado.
Esses produtos geralmente são ofertados pelos produtores em plataformas tais como:
- Hotmart;
- Monetizze;
- Eduzz;
- Amazon, entre outros.
Também é possível criar sites/blogs e/ou redes sociais para divulgação dos conteúdos.
No entanto, quando optamos por plataformas maiores, como as já citadas, os produtores podem contar com a parceria dos afiliados digitais.
O que é um Afiliado Digital?
Por outro lado, o afiliado digital é aquela pessoa que fatura promovendo links de produtos digitais (feitos pelos produtores).
Esses afiliados recebem uma comissão, sempre que conseguem realizar vendas com seus links de afiliados.
Geralmente, quem trabalha como afiliado digital são os bloggers ou criadores de conteúdos em redes sociais, que já possuem um público-alvo pré-definido.
Com isso, além de seguir alimentando seus públicos com seus conteúdos, conseguem obter faturamentos com essas recomendações na web.
Atenção!
Olhando essas duas distinções (produtor versus afiliado), pode nos parecer que ambos trabalham de forma isolada, não é mesmo?
No entanto, saiba que produtores podem muito bem se afiliar a determinados produtos e vice-versa.
Inclusive, iremos revelar a seguir 5 estratégias simples de como converter-se em um produtor e ainda alavancar suas vendas como afiliado.
1 – O conteúdo é REI!
Se você atua como afiliado e quer aprender a criar seus próprios conteúdos e produtos para comercializar na web, precisa estar ainda mais atendo à premissa de que o conteúdo é rei!
Isso mesmo! Bons produtos geram bons rendimentos, assim como seus bons conteúdos enquanto afiliado, atraem mais seguidores e leitores, o que acaba facilitando na hora de influenciar alguém a tomar uma decisão de compra.
Para lhe ajudar a produzir bons conteúdos e sem ter que gastar muito do seu tempo, recomendamos a seguir algumas ferramentas que nos permitem gerar rapidamente conteúdos, e que podem nos ajudar na hora de desenvolver nossos próprios produtos.
- Canva: programa de designer gráfico online realmente fácil e intuitivo com planilhas pré-determinadas para conteúdos nas redes sociais e para desenvolvimento de e-books, infográficos, entre outros;
- Pickmonkey: editor de fotografias online que possui uma série de filtros e a possibilidade de realizar edições e colagens.
- Fotojet: editar uma foto, criar uma colagem ou um designer são as possibilidades que oferece esse programa de designer online.
- Infogram: criação de infográficos e mapas interativos online;
- Piktochart: criação de infográficos com uma série de opções de design;
- Haiku Deck: possibilidade de fazer apresentações atrativas (excelente para quem pensa em ser produtor de cursos com vídeo-aulas, por exemplo.);
- Landing Optimizer: gerar landing pages;
- ChartBlocks: criação de gráficos online.
- Meme Generator: gerar memes com suas frases e imagens;
- Powtoon: criador de vídeos e apresentações enfocados em sua web, demos de produtos, vídeos explicativos ou vídeos para redes sociais.
- Entre muitos outros.
2 – Aprenda a promover seus produtos (como produtor ou afiliado) do jeito certo!
A partir do momento que você já sabe seu nicho de atuação e definiu os produtos que irá promover como afiliado e/ou criou seus próprios produtos para comercializar na web, é chegada hora de pensar em como promovê-los do jeito certo.
É necessário que você entenda que, para fazer boas vendas, independente se é produtor ou afiliado, deve primeiro, começar a trabalhar focado em construir sua marca pessoal.
Isso quer dizer que, você deve focar em ser conhecido e reconhecido dentro do seu nicho de atuação.
Isso é a chave para que o público-alvo confie em você, e assim, compre seus produtos, ou os produtos que você promove enquanto afiliado.
Comece tendo um blog ou site próprio. Claro que isso exigirá algum investimento, mas é algo que vale a pena apostar.
Estudos no ramo de Marketing Digital revelam que as conversões são maiores quando as indicações de produtos ou serviços provêm de páginas próprias.
Além disso, é recomendável que você trabalhe de forma constante na produção de conteúdos de qualidade.
Por isso no tópico anterior afirmamos que o conteúdo é rei, já que isso garante que, pouco a pouco, possamos nos converter em uma referência em nosso nicho.
Com isso, também ficará mais fácil fidelizar o público junto à nossa marca.
Também recomendamos para promover seu negócio como afiliado ou produtor:
#Usufruir de todo o potencial das redes sociais
As redes sociais, tais como o Instagram, Facebook ou Twitter são também plataformas que podemos aproveitar para a publicidade dos nossos produtos e para difusão dos nossos links de afiliado.
Elas são uma ótima alternativa, uma vez que permitem atrair a audiência por meio de conteúdo interessante, atrativo e inovador.
#Criar um canal no YouTube
Ser YouTuber é também uma grande forma de converter-se em uma autoridade na internet e melhorar a visibilidade do seu negócio.
3 – Promova seus produtos para o público certo e alavanque suas vendas!
Tenha sempre em mente que seu público-alvo é aquele que tem potencial de compra dos seus produtos.
Dessa forma, é imprescindível que você pense, antes mesmo de criar um produto ou de promover para terceiros, se ele realmente será adquirido por seus seguidores das redes sociais ou leitores e visitantes do seu blog, por exemplo.
Se não houver uma demanda real, simplesmente deve pensar em outro nicho, certo?
Vendas infinitas, seja como produtor ou afiliado, são conquistadas com muita observação e estudo do mercado.
Portanto, não desconsidere essa parte, pois uma das causas do pouco índice de vendas por parte de alguns empreendedores digitais é justamente porque não estão oferecendo algo que realmente vá de encontro com demandas reais do público que atinge.
4 – Sempre que possível, libere amostras grátis!
Se você tiver acesso às amostras grátis do seu produtor é fantástico que passe a oferecê-las a seu público, como forma de cativá-lo a conversão.
Caso você se torne um produtor e se encontre na fase prévia de lançamento, pode fazer essa estratégia para promoção dos seus produtos digitais.
Sempre funciona bem essa estratégia de criar uma antecipação e expectativa para sua nova oferta.
Existem várias formas de fazê-lo, mas a disponibilização de amostras grátis pode funcionar muito bem.
Quando você oferece uma provinha do que o seu produto pode fazer, isso traz uma série de benefícios para os seus resultados em vendas.
Um deles é que você pode conseguir relatos de pessoas que consumiram seu produto e conseguiram solucionar alguma demanda e a outra utilidade é que você pode tornar-se viral e fazer com que mais pessoas expressem interesse pelo seu lançamento.
Outro benefício é que pode melhorar o engajamento entre sua marca e público, antes mesmo de começar a vender um produto “X”.
Como você irá oferecer essas amostras grátis para promover seu novo produto, ou o produto que está vinculado como afiliado?
Existem diferentes maneiras, cada uma com seu próprio benefício.
Por exemplo: você pode executar um concurso via Facebook.
Pode já aproveitar as estratégias de publicidade via Facebook Ads e pagar por alguns dias, para que sua audiência veja o concurso, siga e compartilhe com seus amigos.
Além disso, também pode publicar em fóruns, animando os leitores a visitar seu blog ou site para receber as amostras em primeira mão.
Para aprender a usar o Facebook ads mesmo sendo leigo no assunto, clique aqui
5 – Monitore e meça seus resultados!
A avaliação do comportamento de compra do nosso público deve ser uma das nossas principais preocupações.
Além disso, precisamos estar sempre atentos às nossas métricas de engajamento, fidelização e vendas.
Leve em consideração que, não é suficiente focar apenas em criar conteúdo e entregá-lo.
Você também deve ter em mente que esse processo deve ser complementar, com um diálogo efetivo entre os usuários e sua marca ou produto.
Dessa forma, a criação de relatórios mensais ou semanais poderão lhe ajudar a ver os resultados e o desempenho da sua marca mais facilmente.
Além disso, você poderá ter maiores condições de pensar em ações que o ajudem a solucionar problemas e modificar erros.
Leia também: Como se tornar produtor e ainda alavancar suas vendas como afiliado? | 2 Estratégias SIMPLES
Conclusão
No artigo de hoje, você teve a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o universo de um produtor e afiliado digital.
Também teve acesso exclusivo a algumas estratégias infalíveis para converter-se em um produtor e ainda alavancar suas vendas como afiliado.
Aproveite as informações recebidas e coloque as dicas em prática agora mesmo! Boa sorte!
Deixe um comentário